quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

QUE NOMES O NOME TEM



A origem do nome, está como é frequente, modelada pela imaginação popular. Conta a lenda que a terra deve o nome (Chão Pardo ou Choupardo), a uma árvore de imponentes dimensões que existiu no centro da povoação. Não se sabe quando foi cortada, nem de quantos homens seriam necessários para abraçar o seu tronco, mas é bem provável que a lenda esteja ligada a factos mais ou menos reais.

Certo é que em termos toponímicos, designa-se de chão aquelas povoações que se implantam em zonas planas. Conhecendo a realidade geográfica da terra assenta-lhe bem a designação: "Chão" – porque grande parte dela assenta num cabeço aplanado rodeado de terras férteis que desde a pé-história convidaram o homem a fixar-se.

O Chão Pardo, localiza-se administrativamente na freguesia do Juncal, concelho de Porto de Mós.

Conta actualmente com cerca de 300 habitantes, que continuam a ter como principal actividade económica a agricultura, com predomínio para a fruticultura onde a produção de pêra rocha e maçã se destacam. Tem ainda particular importância a actividade ligada ao transportes de pesados, com várias empresas sedeadas na localidade.

É em torno da associação recretiva e desportiva local que parte da população actualmente se congrega. É para divulgar estas iniciativas que se criou este blogue.

Nele, ao falarmos da terra, falaremos incontornavelmente das festas que aqui se fazem, não importa que sejam religiosas ou pagãs, desportivas ou culturais. O importante é que sejamos suficientemente aliciantes para atrair cada vez mais participantes nos eventos que o Chão Pardo faz.


Texto: Cláudia Gomes e Luis Ascenso



1 comentário:

  1. Gostei muito de ler a parte histórica. Se possível entrevistem as pessoas mais idosas e coloquem os seus relatos/histórias e fotografias antigas, se alguém tiver.

    ResponderEliminar