segunda-feira, 8 de novembro de 2010

I Concentração de Tunning do Chão Pardo





















O fenómeno do Tunning em Portugal reflecte o que se passa à já várias décadas em países como os Estados Unidos e Japão (os pioneiros desta modalidade). Este conceito apesar de se fazer notar só muito mais tarde entre nós, já arrasta por cá verdadeiras multidões de aficionados desta prática, que traduzida à letra, significa “a afinação, optimização ou personalização" de carros.

Desta feita foi a vez do chão Pardo aderir ao fenómeno e na verdade esta I concentração de Tunning na localidade portomosense proporcionou uma autêntica parada de excentricidade, originalidade e orgulho em volta dos originais veiculos de quatro rodas.

Com uma organização exímia, foi inquestionavelmente o evento que mais atraiu visitantes jovens à localidade, desde sempre. Foram centenas os visitantes que no fim-de-semana afluíram para participar no concurso, ora para exibir as suas as peças de arte únicas, adaptadas para mostrar a sua performance singular, ora para observar as rodas, os neons, os pára-choques, os pneus, as alterações no motor para uma potencia deveras aumentada, a originalidade dos interiores, a carroçaria, tubos de escape e os potentíssimos sistemas áudio.

A noite de sábado estendeu-se até ser dia num convívio fraterno entre os vários participantes, na sua grossa maioria já conhecidos entre si, tal é o seu apego a esta forma de vida e aos seus veículos, que os empurra para os quatro cantos do país (e da Europa, sobretudo Espanha), para exibir os meninos dos seus olhos onde investem tudo o que tem (afectos, dinheiro, mecânica, tecnologia…). A proveniência de alguns participantes isso o demonstra, vieram de Braga, Porto, Gaia, Aveiro, Tábua, Vale de Cambra, Pombal, Leiria, Marinha Grande.

Um dos momentos altos da noite de sábado, foi sem dúvida o desfile até ao centro do concelho de Porto de Mós de dezenas e dezenas de automóveis onde os neons foram reis e senhores. Tudo devidamente acompanhado pelos agentes da autoridade.

No domingo, antes da entrega de prémios, foram os sistemas de som e os raters a ser protagonistas. E que protagonismo, a julgar pelo ar divertido ou espantado que a assistência mostrava.

Os grandes impulsionadores deste evento, o João Victor Santos, O Marcelo, o André, entre outros, movidos pela paixão que nutrem por esta modalidade, arregaçaram as mangas e tudo fizeram para fazer acontecer este evento sob os preceitos da legalidade e transparência. Constituíndo para o efeito, aquele que é o Clube de Tunning do Chão Pardo, (C.T.C.P) pertencente à Associação Cultural e Recreativa local.

Seja-se ou não apreciador deste tipo de carros modificados até ao tutano, seria ingrato que não se reconhecesse à organizaçãoo mérito por tal feito, o afinco e o brio com que o levaram a cabo. Estamos certos que todos os choapardeiros apreciaram esta incitativa que continuará certamente ano após ano a firmar nome neste tipo de
certames, correndo o risco de se tornar numa das concentrações da região centro a colocar na agenda de todos os amantes da modalidade.

Sem excepções, um bem haja a todos os concorrentes e visitantes que nos honraram com a sua participação.

A organização pretende criar uma página no facebook e no Hi5 para que os mais aficcionados possam comunicar entre si. Assim que os endereços electrónicos estiverem constituídos,será disponibilizada essa informação, onde poderão trocar fotografias, videos e até mesmo opiniões ligadas ao evento e à prática em geral.

Quem quiser pode optar por deixar aqui o seu comentário, ou tornar-se nosso seguidor.

Fotografia e texto: Cláudia Gomes & Luís Ascenso